Coordenador : Paula Land Curi
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 388807.2206.206051.06032023
Departamento/Setor: GSI
Área Temática : Saúde
Tipo: Programa
Publico Alvo : É a comunidade, tanto interna quanto externa à IFES. Isso porque o programa tem uma faceta voltada ao desenvolvimento de atividades no interior da Universidade, não sem a presença da sociedade, e outra voltada à construção coletiva, junto ao poder público, de participação social. Mais especificamente podemos circunscrever o público-alvo em grupos de: 1. Alunos de cursos de graduação e pós graduação da UFF interessados na temática; 2. Instituições que trabalham com mulheres e meninas e/ou direito das mulheres e meninas ou nas políticas públicas ; 3. Mulheres e meninas em situação de violência e/ou violações de direitos que necessitam de orientações e cuidados, em especial, psicológicos. 4. Mulheres e meninas que são usuárias e/ou servidoras do sistema público de saúde, educação ou assistência social interessadas em discutir e refletir acerca das diversas situações que atravessam as mulheres brasileiras. 5. Mulheres e meninas em perinatalidade, sem excluir as mulheres que tiveram perdas fetais e abortamento. 6. O poder público representado pelas instituições parceiras. 7. Grupos e coletivos organizados que discutem e/ou trabalham com foco nos Direitos Humanos, nas suas violações e possibilidades de resistência e enfrentamento. 8. Cidadãs/cidadãos interessados em discutir as temáticas concernentes às mulheres e meninas, a partir de uma perspectiva de gênero. 9. Cidadãs/cidadãos interessados em discutir temas relevantes à transformação social – feminismo, gênero, igualdade racial, luta de classes, direitos humanos, direitos sexuais e reprodutivos. 10. Cidadãs/cidadãos interessados pela temática dos direitos humanos, sexuais e reprodutivos.
Local de atuação: Instituto de Psicologia. Campus do Gragoatá, bloco N, quarto andar. Gabinete 13. As ações propostas acontecerão dentro e fora da universidade, tendo os municipios atendidos como territórios dessas. Os atendimentos psicológicos acontecem de forma remoto e também presencial, no Serviço de Psicologia Aplicada do IPSi, localizado no quinto andar do bloco N.
Objetivo
1. Articulação e tecitura de rede de resistência e cuidados para as mulheres e meninas, através da promoção de diálogos entre a Universidade e a sociedade; 2. Fortalecer, através de ações institucionais, a promoção da garantia de direitos e o enfrentamento das situações de violações e violência, visando, inclusive, a consolidação de uma universidade sustentada nos princípios da justiça social; 3. Fortalecer redes de acolhimento e proteção às meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social e violação de direitos; 4. Fomentar ações, no território, visando sensibilizar, orientar e incentivar a luta pela garantia dos direitos humanos, o exercício da cidadania e participação social; 5. Estimular uma formação acadêmica implicada com questões relevantes na atualidade e que visem transformações sociais; 6. Realizar prestação de serviço à comunidade, através do oferecimento de atendimento psicológico e grupos reflexivos à meninas em mulheres em situação de violências de gênero e em perinatalidade.
Resumo
O referido programa surgiu da necessidade de formalização da articulação entre três outros projetos, a saber: a) Por que também temos que falar de violência? ; b) A luta pelo direito a se ter direitos e os enfrentamentos cotidianos das minorias; e, c) Promoção de cuidados e assistência humanizada às mulheres em perinatalidade. Cada um desses se tornoubraços do Mulherio, visto que, articulados, circunscrevem o seu campo de atuação: violências de gênero, lutas por direitos, em especial, humanos, sexuais e reprodutivos, cuidados e assistência, com ênfase em mulheres e meninas em perinatalidade. São temáticas que visam às mulheres e meninas como cidadãs autônomas e protagonistas de suas histórias. O seu nome reafirma a necessidade de se fazer insurgir o termo Mulherio, título de um jormal feminista a década de 80, que tomou para si a necessidade de colocar em pauta a vida e as mazelas das mulheres brasileiras. Marcado pela história do feminismo e luta de mulheres brasileiras, o Programa segue na luta com e pelas mulheres e meninas, reafirmando seu compromisso com a construção de uma sociedade igualitária, livre de opressões, discriminações, violências e violações. Faz uma aposta ético-politica de engrendrar força motriz para a mobilização social, a partir de ações que se dão no território, protagonizadas por mulheres e meninas. Conta com diversas parcerias interinstitucinais e atores sociais. Não menos importante, visa uma formação acadêmico profissional feminista e decolonial.